Na noite da última quinta-feira (10), o Prefeito Adriano Lima (MDB) concedeu entrevista ao Bahia Notícia, onde fez um balanço da sua gestão nesses 2 primeiros anos e revelou os planos para os próximos que virão. Adriano Lima falou também sobre uma importante festa que pode não ocorrer em 2019 por conta de problemas da gestão anterior. Confira:
Bahia Notícia: Prefeito, já que estamos falando em balanço e você tem motivos suficientes para comemorar os avanços do município, eu quero saber de você o seguinte: O que deixa para trás foi bom e o que ganhará o município será melhor ainda?
Prefeito Adriano: Com certeza! A gente teve muitos problemas de prestação de convênios passados que não foram prestados, vivemos isso até hoje, infelizmente a gente teve que resolver problemas de convênios não terminados de 2009, do primeiro ano de gestão do ex-prefeito, mas a gente vem diminuindo isso aí, até o ano de 2013 conseguimos resolver todos os problemas que tínhamos, estamos resolvendo os outros para frente e isso vai deixar a gente na situação adimplente como estamos hoje no município para poder conseguir as coisas de futuro para nossa cidade, então tem muitas coisas para poderem vir para Serrinha, partes da saúde e educação, que eu venho muito focado nisso, peguei o primeiro ano, 2017, com alguma dificuldade, mas em 2019 nós vamos incrementar para poder melhorar o IRDEB, é ano de prova de colheita de dados para o IRDEB, para poder em 2020 a gente mostrar a ascensão que tivemos e com certeza para comparar com os último 10, 12 anos de Serrinha e mostrar uma grande evolução!
Bahia Notícia: Você contemplou todos os secretários de sua gestão, a cereja de bolo foram o procurador do município Cyro Novais e o secretário de finanças Ryquinho, de fato eles ao seu lado foram os grandes responsáveis pelo sucesso que foi o seu governo, tirando o município do SPC e Serasa e controlando bem as finanças, para te tornarem hoje o prefeito que você é!
Prefeito Adriano: Na verdade eles são dois secretários de extrema importância e que muitas vezes não são muito bem vistos até pelos próprios colegas, pois são os caras que geralmente dizem o “não”, Ryquinho pela parte financeira e Cyro pela parte jurídica. Eles são de extrema importância para fazermos as coisas com planejamento, com equilíbrio e com os pés no chão.
Bahia Notícia: Você trabalhou muito nesses 2 anos iniciais, mas agora, o que você pretende fazer nesses próximos 2 anos de mandato?
Prefeito Adriano: Eu tenho minha característica técnica tanto na minha profissão, quanto na gestão pública, que comecei em 2017, eu vou sempre prezar por isso aí, pois o Brasil, não só Serrinha, a gente precisa de pessoas técnicas, porque o Brasil hoje não tem que viver só de populismo, a gente tem que viver de realidade, saber o problema que você tem, saber como tem que ser resolvido e quando não tem como ser resolvido ser explicado o por que. Não gerar expectativa para viver colhendo sonhos dos outros, transformar na realidade pessoal da gente e deixar todo mundo a deriva. Então Serrinha precisa de político sério, me enquadro nessa classificação, vou trabalhar tecnicamente, então o futuro político que vai acontecer e o que não vai eu quero é só ter a certeza que deixei Serrinha muito melhor do que peguei e terei dados para comprovar isso aí.
Bahia Notícia: Para 2019, teremos reforma administrativa?
Prefeito Adriano: Estou num trabalho já enxuto e a estrutura administrativa contava com uma faixa de 14 secretarias e nós diminuímos para 8, isso é uma coisa que a gente já fez para poder enxugar. Muitas vezes a gente tem uma arrecadação boa num mês e ruim em outra, então temos sempre que ter uma reserva, aqui a gente está sempre no fio da navalha, houveram alguns incrementos na arrecadação, mas não de uma maneira tão significativa para a gente estar autossuficientes hoje e estar brincando aqui, então a gente sempre tem que estar vendendo almoço para comer a janta.
Bahia Notícia: Como você irá operar com a Câmara de Vereadores de 2019 até 2020?
Prefeito Adriano: Da mesma maneira, com a mesma tranquilidade, falando o que a gente tem que fazer e desejo a melhor gestão possível para Jean, que é um amigo meu de muito tempo, fizemos campanha juntos para um vereador amigo da gente, que hoje está no setor de tributos, é uma pessoa que tenho muita ligação, depois desse período que ele foi para Coité e retornou vereador com um grande mandato e desejo toda sorte do mundo a ele, capacidade ele já tem, e que a Prefeitura andando bem a Câmara anda bem, as verbas se integralizam, o que é daqui é mandado para lá e de lá presta conta aqui. Tenho certeza que ele estará olhando pelo futuro de Serrinha e a gente também, trabalhando em parceria.
Bahia Notícia: O que você diria para os vereadores de oposição?
Prefeito Adriano: Cada vereador desse que está na oposição hoje, aí eu vou citar os 3 vereadores do PT, graças a Deus tenho muita amizade, Nininho, Jorge e Rose, gosto muito dos 3, então eu não tenho o que falar, cada um tem sua personalidade, me adequo a cada um deles, tenho amizade que não é de agora do período da política, é muito anterior e respeito cada um, eles tem o direito de ter a opinião deles, contanto que a gente faça o seguinte: veja o desenvolvimento do município. Apesar da gente ter diferenças políticas e caminhar em sentidos opostos, isso é só no momento da campanha, depois disso Serrinha é maior que tudo isso e a gente tem que trabalhar num conjunto. Quero mandar um grande abraço a cada um deles aqui e a todos os outros vereadores e me sinto muito bem no convívio, apesar de não estar diariamente com eles, mas tenho um respeito muito grande, sou uma pessoa de muito pouca interferência na câmara e vou continuar tendo pouca interferência nos próximos 2 anos.
Bahia Notícia: Prefeito, deixe uma mensagem aos munícipes de Serrinha e visitantes que gostam dos eventos com São João de Serrinha, Vaquejada, entre outros!
Prefeito Adriano: Eu como serrinhense, gestor do município, a gente sabe que Serrinha sempre foi uma cidade extremamente acolhedora, a minha maneira de ser, a minha personalidade é acolhedora e a de todas as pessoas que trabalham com a gente, o futuro sobre essa parte de São João, eu falei ali, a gente fica um pouco preocupado com a situação que tem de incompetência da gestão passada de 2014, nós recebemos no 2° semestre do ano passado uma ação mais dura sobre uma falta de prestação de contas no setor do MDS de Assistência Social do ano de 2014 e isso está nos gerando uma multa de 1 milhão e 500 mil reais, então isso com certeza irá comprometer o São João que pode até vir a não acontecer, pois eu não vou fazer uma maluquice se eu tiver que arcar com um valor com esse, vai também me comprometer com relação a reforma do Estádio, que fiz tudo na melhor forma possível, pra você ter uma ideia quem ganhou a licitação foi a empresa que fez o campo do Athletico Paranaense, qualidade pura! Então fico hoje planejando muito e recebo uma notícias dessa no final do ano passado, então nós estamos bolando estratégias para ver se conseguimos sair desse pagamento que está cadastrado para 2019, porque se isso acontecer a gente vai ter uma mudança de planos e vamos seguir em conjunto com a população do que nós vamos fazer, as notícias não são boas, mas eu tenho que dar as notícias boas e as ruins, mas não foram ruins que eu criei, eu herdei.
Bahia Notícia: Como o senhor já resgatou a cultura do São João no município possa ser que exista um São João não com as grandes atrações, mas um evento mais tranquilo para que acomode os visitantes e os munícipes?
Prefeito Adriano: Isso, eu sou um cara que desde que estudei em Salvador era chamado de tabaréu porque eu tenho muita paixão pelo São João, eu não mexi com isso aqui atoa, não fizemos esses São João bons atoa, para mim era uma crescente, eu ia evoluir mais com relação ao do ano passado, então terminei tomando uma ducha de água fria, mas problema é igual a água, a água tem o poder de transpor, então eu vou tentar me equiparar a água, transpor os obstáculos e ver o que eu posso fazer.
Entrevista: Junior Robocop
Edição: Philippe Peltier
Foto: Franklin Tapuio
Deixe seu comentário