Estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e alguns cursos técnicos estão, até o presente momento, sem o transporte universitário que costumam leva-los até seus respectivos campi. É que com a transição de governo e o fim do contrato com da Prefeitura Municipal de Candeias com a Atlântico Transportes e Turismo (ATT), os veículos pararam de rodar, situação que indignou alguns universitários.
Diante da situação, a Secretaria de Educação (SEDUC) se apressou em divulgar o período de recadastramento dos estudantes que pretendem utilizar o transporte universitário este mês e durante todo o semestre 2017.1. Em nota escrita pelo secretário da pasta, Jair Cardoso, o órgão informou que as inscrições vão até o dia 27 de janeiro e são realizadas das 8:00 às 16 horas na Rua 07 de Setembro, 241, Centro – Próximo à Lojinha do Santuário. Os estudantes também podem tirar dúvidas através do número 3605-1353.
Segundo a mesma nota, os solicitantes devem comparecer ao endereço listado acima munidos dos seguintes documentos:
* Comprovante de Matricula 2017.1, carimbado e assinado pela IES com grade dos dias de aulas
* Protocolo do Semestre 2016.2
* Título de Eleitor Original
* Comprovante de endereço do mês atual (Embasa ou Coelba) – original e cópia
Os estudantes que fizeram a reclamação cobram um posicionamento da nova gestão quanto à possibilidade de uma contratação de emergência (sem licitação) de pelo menos um veículo para o transporte dos universitários da UFBA, cujas aulas seguem em andamento devido ao calendário adverso da Universidade em decorrência das sucessivas greves vividas nos últimos três anos.
Os universitários afirmam que, além de custoso, o deslocamento até os diferentes campi da Universidade entre os bairros de Salvador, no que diz respeito ao período noturno, se soma a violência urbana que assola a capital e atinge em cheio quem depende do transporte público a partir das 22 horas, caso dos estudantes da UFBA e outras universidades.
Deixe seu comentário