Os primeiros 7 dias de gestão do prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina, do PP, pode ser considerado extremamente positivo pelas ações adotadas desde a posse no dia 1°/01, na Câmara Municipal, em solenidade com plenário lotado e reafirmação de cumprimento de promessas feitas durante o mandato de vereador entre 2013 a 2016 e a campanha eleitoral entre agosto e setembro passados quando venceu o pleito com 52,18%, ou seja, 25.504 votos.
Na segunda-feira, 02, depois de uma reunião com parte da futura equipe de governo em um local no centro de Candeias, o prefeito foi até a sede da Prefeitura para tomar as primeiras providências como definir dia e hora da posse de parte do primeiro escalão, conversar com aliados e colaboradores de campanha, e se preparar para o primeiro ato público, a reabertura do Posto Luiz Viana, fechado há quase 3 anos, e que desde então, havia garantido que como gestor da cidade colocaria para funcionar.
Às 16h, anunciava 11 dos secretários municipais, e logo depois, acompanhado da primeira-dama e secretária de Saúde, Soraia Cabral, de nomes que integrariam a primeira linha do governo, futuros secretários e aproximadamente 600 populares, o prefeito realiza o sonho de milhares de candeenses: o Posto Luiz Viana era reaberto para atendimento de urgência e emergência para satisfação de quase toda a população da cidade. À noite, foi pessoalmente ao posto acompanhar de perto o andamento daquilo que, para ele e muitos candeenses, era a volta de uma tradição de 60 anos, que precisava ser reativada urgentemente.
Na terça-feira, logo após receber alguns populares e se reunir com os auxiliares diretos, com a presença de populares e da imprensa de Candeias, às 9h30, deu posse aos 11 secretários anunciados no dia anterior, e depois de ratificar que “todos têm muita responsabilidade para seguir o que houvera sido prometido, e que a obrigação seria igual para todos”. O prefeito Dr, Pitagoras encerrou o ato solene com uma frase que foi encarada como um recado para todos da equipe: “Vamos trabalhar porque o povo espera e exigirá isso de todos nós”. Indicados, os secretários partiram para as sedes das pastas a fim de adotar as providências em favor da melhoria das condições administrativas e de gestão da cidade.
Na quarta-feira, dia 4, sempre chegando à Prefeitura por volta as 7h30, recebeu rapidamente populares e se reuniu com os chamados secretários da casa (governo, chefe de gabinete, administração, finanças, etc.) e foi adotar medidas administrativas para indicação e futura nomeação dos novos integrantes para segundo e terceiro escalões.
No início da tarde, recebeu a visita do deputado federal, Cacá Leão, do PP, quando ouviu a garantia de apoio do vice-governador, João Leão, e também do governador, Rui Costa, como havia feito durante todo o mandato e também na campanha para prefeitura no ano passado, de que Candeias para ter o apoio necessário para obras essenciais.
Na quinta-feira, o Dr. Pitagoras já com agenda novamente lotada até o início da noite, foi à Prefeitura, recebeu rapidamente populares que o esperavam e sempre explicando que o tempo urge para medidas que os beneficiem, e se dirigiu a Salvador onde tinha uma agenda completa.
No fim da manhã, esteve ao lado do deputado federal Cacá Leão, do vice-governador, João Leão, e de secretários em Salvador em palestra do ministro da Saúde, Ricardo Barros, onde ouviu os planos para a área, principalmente mudanças no SUS, para o ano de 2017.
No meio da tarde, foi à sede da Caixa Econômica Federal onde ouviu do superintendente insistentes agradecimentos pela ida com uma grande equipe de secretários e assessores para agilizar ações pendentes e que podem ser viabilizados em várias áreas como habitação, infraestrutura e urbanização que beneficiam populações em muitas cidades da Bahia e do Brasil, e Candeias não pode ser jamais ausente.
Na sexta-feira, já às 7h30, na sede da Prefeitura, o prefeito Dr. Pitagoras recebeu alguns populares sempre explicando que não poderia neste momento, em razão das medias jurídicas, burocráticas, administrativas e de planejamento que precisa adotar, dar o tempo que eles merecem, e logo depois se reuniu com secretários de Governo, Administração, Finanças, Saúde e outros para traçar planos.
A visita do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, levou uma boa notícia para os moradores da Rua do Cajueiro, no Centro. A obra da encosta onde desabou um prédio de 3 andares, em abril de 2014, pode ser iniciada em breve. Parte da verba foi liberada e a empresa Geosonda SA deve iniciar os trabalhos ainda este mês. A Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia) recebeu do Ministro da Integração Nacional R$ 1.528.696,77 (um milhão, quinhentos e vinte e oito mil, seiscentos e noventa e seis reais e setenta e sete centavos), ou seja, 30% de R$ 5.095.655,90 (cinco milhões, noventa e cinco mil, seiscentos e cinquenta e cinco reais e noventa centavos).
Às 11h, um momento de reflexão para o prefeito Dr. Pitagoras, a vice-prefeita, Márcia Gomes, secretários, funcionários e os que foram à sede da Prefeitura. O bispo Dom João Carlos Petrini, da Diocese de Camaçari, à qual é vinculado o Santuário de Nossa Senhora das Candeias, presidiu uma missa de Ação de Graças e de boas-vindas à nova gestão. O frei Jorge Luiz, reitor do Santuário, o padre Miguel, pároco, e o vigário Ronaldo, ambos da Igreja de São Francisco, concelebraram a missa.
A tarde foi de reunião com secretários, vereadores e lideranças políticas.
O prefeito também assinou os decretos de nomeação dos secretários de Finanças, Esporte, Cultura, Emprego e Renda e da Procuradora-Geral do Município, publicados no mesmo dia no Diário Oficial Eletrônico de Candeias.
Hoje, sábado, o dia também foi de trabalho. O prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina, acompanhado dos secretários da SESP, Carlos Alberto de Oliveira, do Transporte, Washington Campos, e do subsecretário de Serviços Públicos, Adejair Estevam, foi à Central de Abastecimento para iniciar o planejamento de intervenções fundamentais para a melhoria as condições de funcionamento do maior mercado da Região, que abastece não somente os candeenses como moradores de cidades vizinhas. Lá conversou com concessionários, ambulantes e fregueses para aprofundar o conhecimento das necessidades de cada um indistintamente.
O mesmo foi feito em relação ao Terminal Rodoviário de Candeias, que como a Central, urge medidas que melhorem as condições das milhares de pessoas que passam diariamente pela “estação rodoviária” como é mais conhecida. Nos 2 lugares, ouviu palavras de elogio e incentivo e reafirmou que “Candeias vai vier um novo tempo de gestão”.
Deixe seu comentário