Conheça trajetória política da legisladora municipal.

A vereadora

Raros nomes políticos conseguem destaque em tão pouco tempo de exercício de um cargo eletivo. E foi superando as próprias expectativas que a vereadora por Valente, Mabel Amaral Oliveira, se tornou uma das principais lideranças legislativas da região do sisal. Eleita em 2016 como a vereadora mais votada da história de Valente, com 1243 votos, Mabel Amaral é sinônimo de ética, honestidade e renovação na política.

Ao longo de 10 meses a frente de seu primeiro mandato como vereadora, Mabel já acumula inúmeros e importantes pedidos de providência ao executivo municipal, com destaque para:

  • Extensão de calçamentos ruas da sede e zona rural; assim como da rede elétrica para as casas populares do município;
  • Bolsa Faculdade para estudantes universitários de Valente;
  • Ações de limpeza e infraestrutura em comunidades da zona rural, com destaque para Encruzilhada e Tanquinho;
  • Construção de quadras poliesportivas em Encruzilhada, Varinha e Ferros;
  • Disponibilização de rede Wi-fi nas praças públicas do município;

Não caberia citar todos os projetos já apresentados na bancada da Câmara pela vereadora, no entanto, um dos mais destacados entre eles, sem dúvidas, é o projeto EduCâmara. O projeto, que já tem sido copiado por município como Salvador e outras cidades do interior baiano, trata de uma iniciativa de conscientização política para crianças e jovens (com metodologia específicas), que busca alinhar o ensino técnico escolar, à dimensão cidadã do processo político, orientando os futuros eleitores e agentes políticos para uma construção ética e honesta da democracia.

 

A ascensão ao cargo de vereadora pela Câmara Municipal de Valente veio como resultado do importante trabalho desempenhado por Mabel ao longo de sua estada na Secretaria de Ação Social do município. Sempre muito gentil e querida, a vereadora, que também é conhecida pela elegância e beleza, ganha destaque também como “Consultora de moda”, entrou na Câmara e, dado seu prestígio político, logo assumiu o cargo de Primeira Secretária na Mesa Diretora. O prestígio e seriedade, contudo, a levaram mais longe. Hoje Mabel Oliveira é Diretoria do Território do Sisal na União de Vereadores da Bahia (UVB), importante entidade que tem como presidente outra mulher, a vereadora por Serrinha, Edyelene Ferreira.

A mulher

Base familiar! 

Mabel Amaral Oliveira tem a política no sangue. A atual vereadora nasceu em uma família marcada pela prática política. Seu pai, Ubaldino Amaral, foi vereador, vice- prefeito e prefeito reeleito de Valente. Seu tio, Arnaldo Amaral, também foi vice- prefeito. Enquanto seu primo, Rone Amaral, ocupara o cargo de vereador da cidade. O berço, contudo, não influenciou de imediato a conduta profissional da jovem vereadora de apenas 32 anos. De acordo com ela, a paixão pela política “foi despertando aos poucos”.

A vereadora ainda comentou, em entrevista ao Bahia Notícia, que em dado momento de sua vida, “eu cheguei a ter vergonha de ter família política e de ser política. Por causa de toda crise moral e ética que vivemos. Mas minha família sempre buscou me mostrar que é possível fazer política com honestidade e ética, e que existem pessoas decentes na política capaz de transformá-la”, destacou.

Mabel, que também é mãe, é uma vereadora que se preocupa com as repercussões que a desmoralização da política exerce no imaginário dos mais jovens: “precisamos disputar nossos jovens e adolescentes para que tenham um outro olhar sobre a política. Precisamos mostrar a ele que política pode ser feita com cidadania e decência. Que podemos mudar todo esse cenário vergonhoso a que assistimos”, comenta.

Respeitada no estado como uma política seria e ética!

 

Compartilhar