Nos últimos dias um boato tem assustado moradores, visitantes de Serrinha e comerciantes locais: a notícia de que a Zona Azul – área de estacionamento sob concessão da empresa privada E-Parking Estacionamento LTDA. – seria expandida, acompanhada de aumento no valor da tarifa cobrada por hora aos motoristas que utilizam o sistema de estacionamento.
Para desmascarar o boato, que gerou uma série de polêmica nas redes sociais do município, O Bahia Notícia foi atrás das informações verdadeiras. Para tanto, visitou a Câmara de Vereadores de Serrinha para se informar a respeito da regulamentação da concessão, e conversou também com superintendente da E-Parking Estacionamento LTDA, o senhor Marcos Vasconcelos.
Na Câmara, o Bahia Notícia obteve a informação de que o aumento da tarifa cobrada pela empresa, assim como a expansão da área prevista pela concessão, precisa passar por votação entre o vereadores, o que sequer teria sido proposto até o momento, indicando que não existe interesse público ou privado na medida. Procurado pelo Bahia Notícia, o prefeito Adriano Lima também confirmou a informação.
Além disso, em diálogo com nosso editor jornalista, Júnior Robocop, o superintendente da E-Parking Estacionamento LTDA. explicou que a concessão de algumas das áreas sob administração da empresa – popularmente conhecidas como Zona Azul – entrou em vigor como parte de uma demanda pela organização do trânsito no município.
O superintendente também afirmou que tem se feito muita confusão com as medidas de sinalização tomadas pela empresa, que, segundo garantiu, não serão objeto de qualquer aumento de tarifa: “Não é uma questão de tarifa e simplesmente de demarcar as vagas para contribuir na organização do trânsito. […] o intuito é exclusivamente organizar o trânsito ajudar as pessoas a estacionarem de forma correta”.
De acordo com a E-Parking Estacionamento LTDA, a medida visa preparar melhor as vias do município para receber o enorme fluxo de turistas que começam a visitar Serrinha a partir dos festejos de São João: “Essa contribuição na demarcação é para preparar a cidade para os eventos a partir de final de Maio e junho, quando recebemos um enorme fluxo de veículos”, comentou Vasconcelos.
Em sua análise, desde que entrou em vigor, em outubro de 2016, a Zona Azul melhorou significativamente a qualidade da organização do trânsito em Serrinha: “Serrinha, como todas as outras cidades teve uma expansão exponencial do número de veículos nas ruas e infelizmente o espaço público não acompanha esse crescimento, então entre em blackout. O que temos feito é ordenar todo esse fluxo de veículos gerando maior produtividade, flexibilidade e efetividade para a população e a economia local.
Ainda segundo Marcos Vasconcelos, o saldo positivo da Zona Azul é perceptível no dia-a-dia da população: “Hoje com a democratização das vagas você consegue vir das cidades circunvizinhas ou dos bairros e estacionar o seu carro perto do local onde vai ter seu compromisso sem problemas”, explicou.
Deixe seu comentário