Prefeitura de Serrinha e CMDPD trazem programação dos próximos dias.

O dia nacional de luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência foi marcado com uma inesquecível caminhada pelo centro de Serrinha. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (20) e mobilizou milhares de pessoas entre a Praça Morena Bela e a Praça Luiz Nogueira. O evento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e a Prefeitura Municipal de Serrinha.

A caminhada, que fez parte da abertura do evento, dá início às mobilizações que ocorrerão através de palestrar e encontros com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade do respeito às diferenças e às demandas das pessoas com deficiência. Confira a programação completa abaixo:

Programação da Semana de pessoa com Deficiência:

  • Dia 21/09, Dia D de mobilização nas escolas municipais;
  • Dia 26/09, IX Encontro Municipal do Dia Nacional de Lutas das pessoas com deficiência. Das 8 às 13h, na AABB de Serrinha;
  • Dia 27/09, audiência pública referente ao IX Encontro Municipal do Dia Nacional de Lutas das pessoas com deficiência, na Câmara de Vereadores, às 8h.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Desde então, é comemorada e lembrada todos os anos, em todos os estados. Ela serve de momento de reflexão e de busca de novos caminhos, bem como para divulgação das lutas por inclusão social.

Fonte: www.ailtonpimentel.com

Compartilhar