São Sebastião do Passé: Ação e Responsabilidade

0
3119

As iniciativas e políticas dos primeiros 100 dias do governo de Breno Konrad.

Aos poucos as promessas de campanha saem do papel e ganha as ruas em São Sebastião do Passé. Em Pouco mais de 100 dias deste a nova gestão, comandada pelo prefeito e médico Breno Konrad, o município foi alvo de uma série de ações que incluem a Segurança Pública, a Saúde, Assistência Social, Esporte, Lazer, Cultura e demais áreas.

Com uma arrecadação menor que a dos municípios vizinhos, São Francisco do Conde, Candeias e Madre de Deus, São Sebastião vem se destacando pela responsabilidade fiscal e forte atuação do executivo na consecução de iniciativas e políticas públicas de interesse da população. O Bahia Notícia reuniu alguns das ações que marcaram os primeiros 100 dias do novo governo.

Segurança Pública

Dr. Breno participou de dois encontros muito importantes para a segurança pública de São Sebastião do Passé, onde encaminhou a implantação da Companhia Independente no município. A primeira com delas com o comandante geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão, e a segunda com o subcomandante, coronel Antonio José Barbosa Reis.

O prefeito de São Sebastião do Passé, Dr. Breno Konrad, juntamente com o vice-prefeito Fábio Argolo, realizou a entrega de uma viatura modelo Ranger à Polícia Civil, reforçando a Segurança Pública da cidade. O veículo é fruto da parceria com o Governo do Estado. Durante a entrega, o coordenador de investigação, Luís Cláudio Castro destacou os benefícios da conquista para o município. “Essa nova viatura vai auxiliar bastante o nosso trabalho de combate à criminalidade, principalmente nas estradas vicinais de São Sebastião”, disse.

Saúde

A primeira ação de grande porte na área da saúde foi a reforma da cozinha do Hospital Municipal Dr. Albino Leitão. A renovação do espaço beneficia pacientes e funcionários.

Novos médicos foram contratados e, desde fevereiro, a Policlínica Renilson Rehen conta com 12 especialidades de atendimento durante a semana: cardiologia, fisioterapia, eletrocardiograma (ECG), cirurgia geral e pediátrica, neurologia, ortopedia, psicologia, pediatria, serviço social, ginecologia, otorrinolaringologia e ultrassonografia.

O dia 15 de março marcou a entrega da nova ambulância ao Hospital Municipal Dr. Albino Leitão (HMAL). O veículo foi conquistado através da parceria com o Governo do Estado. “A alegria foi tanta que não me contive. Conduzi a ambulância até o hospital. Ao longo de nossa gestão, vamos oferecer uma saúde digna a todos os sebastianenses”, declarou o prefeito.

A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé promoveu a retomada das atividades da Academia da Saúde. De segunda a sexta, o programa reúne atividades físicas gerais e direcionadas para gestantes, idosos e deficientes físicos.

Assistência Social

 

Os distritos de Nazaré de Jacuípe (27/01), Maracangalha (17/02) e Banco de Areia (24/03) receberam o projeto “Secretaria Itinerante”, promovido pela Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé, através da Secretaria de Assistência Social. O programa oferece atendimentos do Bolsa Família e do INSS, além de Psicólogo, Assistente Social e Advogado à população na própria localidade, reduzindo deslocamentos e dando maior conforto e comodidade à população.

Onze casas, construídas através do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), foram entregues na comunidade de Quibaca, em Maracangalha. Dona Amanda de Jesus, de 68 anos, não conteve a emoção ao receber a chave de sua nova residência. “Estou me sentindo maravilhosa. Agora tenho minha casinha, meu descanso. É uma alegria tão grande que me dá vontade até de chorar”, declarou.

Esporte e Lazer

 

Diversas ações foram realizadas no esporte ao longo dos primeiros 100 dias de gestão. Aulas gratuitas de natação, ginástica livre, karatê e kickboxing à população. Os times sub-13 e sub-15 de futebol foram formados através de avaliações técnicas e disputarão torneios importantes do calendário baiano, como a Copa Peguari e a Copa 2 de Julho. A grande ação da pasta foi a caminhada “Corpo em Movimento”, realizada no dia 19 de fevereiro. O evento de incentivo à prática esportiva e aos cuidados com a saúde reuniu cerca de mil pessoas pelas ruas da cidade.

Merenda Escolar

 

A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé, através do Setor Municipal de Alimentação Escolar (SEMAE), reorganizou a distribuição da merenda aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. O setor agora conta com um trabalho estruturado, onde a alimentação das crianças e adolescentes é monitorada em todas as etapas. O cardápio é desenvolvido com o acompanhamento de duas nutricionistas, o que garante uma melhor avaliação das necessidades alimentares das crianças e adolescentes sebastianenses.

Transporte Escolar

 

A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé realizou o recadastramento de antigos e novos usuários do Programa de Transporte Universitário Gratuito e colocou os ônibus em pleno funcionamento para os estudantes da cidade que vão às faculdades da capital. Ao todo, 91 novos estudantes foram contemplados, ampliando o número de vagas para 177.

AÇÕES ESPECIAIS – Dia da Mulher

Em ação inédita do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé homenageou três mulheres sebastianenses. Lidiane Braga, Roberlandia Sampaio e Rosana Lima foram escolhidas pelo público e viveram o #DiadeRainha, com direito à cesta de café da manhã, tratamento em salão de beleza, almoço e sessão de fotos. Também no dia 8 de março, o prefeito Dr. Breno e o vice-prefeito Fábio Argolo também entregaram flores e cumprimentaram funcionárias e pacientes no Hospital Dr. Albino Leitão.

O Passé Folia 2017, promovido pela Prefeitura em parceria com a Bahiatursa, movimentou o turismo e o comércio em São Sebastião do Passé. A festa reuniu apresentações das Banda Didá e Back’s & Finos, do grupo Bandana e dos cantores Tatau e Alex Maxx. “Fico honradíssimo de participar do recomeço da cultura no município. Deu pra perceber que as pessoas estão cheias de esperança e vieram abraçar o projeto. Estou muito agradecido por ter sido chamado para fazer parte dessa grande festa”, avaliou Tatau.

Infraestrutura

   

Desde o início da gestão, São Sebastião passa por intervenções na infraestrutura. Mutirões de limpeza e serviços de manutenção, capina, pavimentação em paralelepípedo e recapeamento do asfalto foram feitos no centro da cidade e nos bairros do Penão, Agostinho Amaral, Urbis IV, Jaime Menezes, Patrício Dórea, Jangada e Humildes, na Avenida Ernani Rocha, no distrito de Maracangalha e na Central de Abastecimento Anísio Celso dos Santos. A obra de requalificação da estrada que liga Nazaré de Jacuípe a Santo André também foi iniciada.

A requalificação da iluminação pública também teve início em diversos pontos da cidade, a exemplo da Av. Ernane de Oliveira Rocha (foto).

Pensando no período de chuvas, a Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, iniciou uma série de ações preventivas para minimizar os possíveis danos. Equipes realizaram a troca de manilhas de esgoto na Travessa Francisco Barros, no São Roque, e na Rua José Casemiro Pena, no bairro Mário Cruz.

Galeria de fotos das ações, abaixo.

 

 

LEAVE A REPLY