Evento já é um dos maiores do interior da Bahia.

A 5º Parada da Diversidade Sexual e de Gênero de Madre de Deus foi um sucesso. Ocorrida na tarde deste domingo (29), o evento atraiu milhares de pessoas a pequena cidade ilha, entre participantes e admiradores e população local. A festa de celebração à diversidade foi marcada por muita paz, alegria e emoção.

Com o tema “segura teu preconceito que a minha felicidade vai passar”, a parada LGBT mesclou a celebração e alegria ao convide à conscientização sobre a importância do respeito à diversidade e aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgêneros e travestis. Frente aos inúmeros episódios de lgbtfobia que tomam conta do país, o evento serviu para estreitar os laços de solidariedade entre os afetados pela intolerância e o preconceito.

Políticos locais estiveram presentes na festa, como o secretário de Governo, Nilton Bastos, que destacou que as palavras de ordem do evento são “o amor e a alegria”. Além dele, nomes como Jailton Polícia, vice-prefeito e o vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Marden Lessa, também estiveram presente e discursaram sobre a importância de Madre sediar eventos em favor da tolerância.

 

Durante a Parada, foram coroadas Rainha LGBT, Xayla Teylor; a musa, Leilane Santana; e os padrinhos, a cantora Aryane Azevedo (madrinha) e o secretário Nilton Bastos (padrinho). Além destes, as ativistas Ariane Sena, Dyon Santiago, Rafael Miranda, Roberto Sacramento foram homenageados.

Momento de emoção da festa foi durante o pedido de noivado em cima do trio. O casal Gilmar Smith e Alan Christensen selou a relação na data (29) em que engataram o relacionamento.

A organização da Parada ficou por conta do Grupo Arco Íris LGBT, que contou com o apoio da Prefeitura de Madre de Deus, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

 

Compartilhar