O tema da iniciativa é “todo dia é dia de cidadania”. Confira informações.

 Por: Jobi Lima

Uma parceria entre o Bahia Notícia, na figura do editor Jornalista, Júnior Robocop, e o Colégio Perspectiva, em Candeias, já está dando o que falar. Trata-se do mais novo Concurso de Redação, uma iniciativa que vai mobilizar alunos e professores de todo o Colégio. Os professores de Códigos e Linguagens (redação e língua portuguesa), Joerison Liberalino e Rivania Queiroz, já estão estimulando seus alunos a produzirem textos de cunho social em suas respectivas disciplinas, voltando-os para a iniciativa.

Com o tema “Todo dia é dia de cidadania”, o objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos no ambiente educacional. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site do colégio ou diretamente com os professores de qualquer disciplina. Serão selecionados cinco trabalhos e desses cada dia um será publicado no sítio eletrônico www.bahianoticia.com.br

Mais o que é de fato a cidadania?

É o exercício de direitos e deveres relacionados à condição de cidadão. A cidadania não é uma situação dada: é construída diariamente por indivíduos inseridos em uma realidade social e histórica que é dinâmica e complexa. Ser cidadão não é apenas lutar.

Para que seus direitos sejam cumpridos, mas também reconhecer seus deveres e ter consciência de que, por viver em sociedade, suas ações impactam a coletividade.

O principal compromisso de um cidadão deve ser o bem comum. Nesse sentido, o exercício da cidadania deve ser diário  pois a cidadania é alcançada quando o indivíduo, ao mesmo tempo, cumpre seus deveres e tem seus direitos respeitados. No Brasil, os direitos e deveres são regidos pelas leis e pela Constituição Federal.

O que diz a Constituição Federal de 1988?

Constituição é a lei maior de um País. Todas as outras leis existentes estão subordinadas a ela e todos os cidadãos devem obedecer aos seus princípios.

A Constituição Federal de 1988 é conhecida como “constituição cidadã”. Isso porque ela traz em seu texto uma série de garantias individuais e coletivas que resguardam o cidadão como integrante da sociedade.

Instruções aos participantes

1) Realização dos trabalhos

A confecção do trabalho deve ser em sala de aula e em formulário padrão disponível pelo colégio para impressão. A pertinência ao tema e o limite de linhas devem ser observados. O gênero gramatical e artístico é livre. Trabalhos em desconformidade com estas regras e outras dispostas  serão desclassificados.

2) Inscrição e envio dos trabalhos

A inscrição dos trabalhos deve ser feita de forma na coordenação ou aos professores respectivamente de qualquer disciplina, obrigatoriamente.

3) Realização dos trabalhos

A confecção do trabalho deve ser em sala de aula e em formulário padrão disponível no colégio. A pertinência ao tema e o limite de linhas devem ser observados. O gênero gramatical e artístico é livre. Trabalhos em desconformidade com estas regras e outras dispostas no edital serão desclassificados.

4) Inscrição e envio dos trabalhos

A inscrição da pode ser feita na escola e ambas as Unidades de Candeias e Simões Filho podem e devem participar sob  orientação dos professores de qualquer disciplina. Sendo avaliadores finais os de Português e redação.

Apoio: Horse Club e Bahia Noticia

Texto e informações por Jobi.

Edição: Bahia Notícia

Compartilhar