Dica de Saúde: Ao BN, Nutricionista Patrícia Nascimento fala sobre os benefícios das saladas para uma dieta saudável.

A nutricionista Patrícia Nascimento (CRN5 6029) não perde a oportunidade de falar sobre hábitos saudável. Ela, que é formada pela Faculdade Nobre de Feira de Santana-BA, trabalha como nutricionista clínica e personal diet, e lida diariamente com dúvidas a respeito dos benefícios de uma dieta baseada em saladas. Para sanar algumas destas dúvidas, ela vai contar um pouco para gente o quanto as saladas podem contribuir para uma dieta e vida saudável. Acompanhe!

Patrícia Nascimento:

Todo mundo pelo menos uma vez na vida já pensou em cultivar hábitos alimentares mais saudáveis a fim de fazer as pazes com a balança e contribuir com a própria saúde, mas a correria do dia a dia e a oferta de produtos alimentícios rápidos e práticos acabam muitas vezes boicotando os nossos planos.

Por esses e por outros tantos motivos às saladas podem ser a solução. Além de serem  excelentes fontes de nutrientes que o nosso organismo precisa diariamente, conter quantidades significativas de fibras que promovem saciedade e auxiliam no trânsito intestinal, elas também são preparações relativamente simples de fazer, o que economiza tempo.

Quanto mais colorida for a sua salada, melhor, pois os pigmentos naturais não servem apenas para colorir os alimentos, mas também para promoção da saúde e bem estar. Priorize as saladas cruas, assim os nutrientes não serão perdidos durante o cozimento e faça uma boa higienização dos produtos que irá utilizar. Enriqueça-a acrescentando frutas (abacaxi, acate, morango, maçã…), oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, pistache…) e uma proteína com baixo teor de gordura (peito de frango, ovos cozidos…)

Uma boa salada pode conter todos os grupos de alimentos e substituir uma refeição inteira, passando a ser o prato principal e não apenas um acompanhamento.

Escolha bem os itens que irão compor a sua salada, os vegetais orgânicos são os mais saudáveis e use apenas um azeite de oliva extra virgem de boa qualidade para temperá-la.

Vale lembrar que o nutricionista é o profissional mais indicado para sanar dúvidas e orientar sobre alimentação, por isso procurar um acompanhamento nutricional é sempre uma boa pedida.