O vereador por Candeias (PDT), Valdir Cruz, propôs ao prefeito da cidade, Dr. Pitágoras, a mobilização de recursos federais para a reestruturação do sistema de iluminação pública da cidade. De acordo com sua proposta, o município deveria receber as modernas e econômicas lâmpadas de LED em toda sua cobertura pública.

A proposta, apesar de aparentemente ambiciosa, já é seguida em muitas partes do país e da Bahia. Segundo o vereador, a troca das lâmpadas atuais, de vapor de sódio (amarelas), pelas de LED, representaria uma economia de 40% a 50% de toda energia consumida no município pela iluminação pública, além de diminuir as despesas com manutenção do sistema.

Segundo o vereador, o novo sistema também seria mais ecológico e esteticamente mais aceitável, na medida em que as lâmpadas de LED podem funcionar com energia solar e eólica, não necessitante da grande cobertura de cabos e fios que cortam o cenário da cidade.

Em declaração, Valdir explicou: “A iluminação pública de candeias sempre foi um grande problema […] Com esse novo sistema de iluminação pública o município vai economizar e de fato pagar o que realmente é consumido, podendo atingir todos os distritos que, por hora, são os mais prejudicados pelo atual modelo de iluminação pública”, afirmou.

Compartilhar