O secretário de Serviços Públicos de Candeias, Valdir Cruz, divulgou para o Bahia Noticia esta semana um balanço com algumas das ações implementadas desde que assumiu a pasta, há pouco mais de dois meses. Desde que tornou-se secretário, Valdir tem implementado uma das mais ativas agendas do governo municipal, liderado pelo prefeito, Dr. Pitágoras. Acompanhe nas próximas linhas algumas dessas ações, dividas por área.

Infraestrutura:

O programa de reestruturação da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) é ambicioso. Valdir Cruz pretende devolver as “luzes” que deram apelido a Candeias. Para isso, tem investido em ações de iluminação pública de praças, passarelas, quadras e avenidas da cidade. As ações devem melhorar a segurança, mobilidade e acessibilidade no município. Além disso, o SESP tem tomado cuidado especial com as vias da cidade, e já tem realizado inspeções nas BAs 522, 523 e 524. O mesmo cuidado tem sido dedicado ao patrimônio municipal, como os prédios e locais públicos. O cemitério de Candeias e escolas como a Prof. Dr. Gualberto Dantas Fontes tem recebido atenção especial da SESP, que já prepara plano de reforma. Em diálogo com o governo do Estado, a SESP e o prefeito, Dr. Pitágoras, têm cobrado a sinalização do recém-inaugurado anel viário, para garantir a fiscalização sobre o trâsito de veículos pesados no local e sua retirada das vias de Candeias.

O diálogo interinstitucional tem sido, na verdade, uma receita na atuação da SESP. Valdir Cruz tem atuado junto a EMBASA para cobrar a melhoria dos serviços prestados à população do município. Além disso, junto à secretaria de assuntos institucionais do governo da Bahia, tem cobrado a solução de problemas de abastecimento no Assentamento União, Massuim e Mangabeira, além de solicitar o início da perfuração de poços artesianos nessas localidades, o que dará, junto com outras medidas, melhorias de produtividade aos pequenos produtores rurais.

Outras ações de infraestrutura incluem a pavimentação de vias, como Antônia Magalhães, cobrança de melhorias da BR324 à Via Bahia, instalação de passarelas em áreas demandantes, como no caso da Colônia Landulpho Alves e ampliação do sistema de iluminação pública pela Coelba em localidades onde o serviço está encontra-se insuficiente.

Limpeza urbana

As ações em limpeza urbana também têm dado a cara da liderança de Valdir Cruz frente à SESP. Os bairros de Urbis II e da Paz já foram alvo dos “mutirões” liderados pelo Secretário, os quais contaram com limpeza de fossas, capinagem, roçagem de ruas, escolas e cuidados com o PSF. As mesmas ações também já aconteceram no Malembá, na Nova Brasília e nas ruas Presidente Kennedy e São Sarandi. No mapa das próximas ações estão Malembá de Baixo, Colônia, Fazenda Madeira, Dom Avelar, Menino Jesus, Caroba e Posto Sanca. Além dos mutirões, o sistema de coleta de lixo já tem sido reorganizado, aumentando a regularidade do recolhimento e garantindo um meio ambiente mais limpo nas ruas e avenidas da cidade.

Buscando melhorar as condições de saúde e limpeza nas áreas urbanas, a SESP ainda vem tocando uma importante campanha de recolhimento de veículos abandonados das ruas da cidade. Desde que teve início, a campanha já retirou 13 veículos em condições degradantes de ruas e avenidas de Candeias. Os automóveis, cujos proprietários não se manifestaram, vinha servindo de foco de mosquito e até utilizados como esconderijo para a prática de crimes, colocando em risco a vida de cidadãos e cidadãs candeenses.

Segurança Pública e cidadania:

Segurança Pública é assunto sério e a gestão de Valdir Cruz a frente da SESP está atenta a isso. É por isso que o secretário já começou a trabalhar em conjunto com a Guarda Civil Municipal de Salvador para a implementação efetiva da Guarda em Candeias, o que promete ser um incremento à segurança pública na cidade. Junto à 10º CIPM, o secretário também tem operado pela implantação da Ronda Escolar, buscando garantir a segurança de estudantes, professores e comunidade no entorno das escolas do município.

A cidadania do morador candeiense também entra na pauta. Pensando nisso que o secretário Valdir Cruz se reuniu com o presidente da Associação de Defesa dos Direitos do Consumidor, Sr. Nilvado, para consolidar as políticas públicas de comércio e consumo assegurando os direitos e garantias constitucionais do consumidor no município, que sem a quem reclamar dos juros ou serviços abusivos acabam tendo os seus direitos violados.

Valdir também se reuniu com representantes da AGERBA para apontar melhorias na integração dos ônibus metropolitanos às estações em Salvador. Muitos usuários candeienses do transporte têm reclamado da qualidade do atendimento nos postos base e de constantes atrasos nas linhas que ligam Candeias aos municípios vizinhos da região.

Meio ambiente

Os cuidados com o meio ambiente são uma etapa fundamental de qualquer cidade do presente e do futuro, e foi pensando em um meio ambiente mais sustentável que Valdir Cruz, Secretário de Serviços Públicos, se reuniu com a Cooperativa de Catadores Recicláveis, com o objetivo de pensar políticas públicas, parcerias público privadas e iniciativas sustentáveis que possam ser aplicadas no município. Além disso, Valdir discutiu com os integrantes da Cooperativa temas como geração de renda, capacitação e valorização da mão de obra.  E o trabalho não para por aí. Buscando reestruturar as áreas verdes do município, Valdir esteve com a empresa Hera Ambiental e com a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), buscando formalizar parcerias para arborizar e dar mais qualidade ao ar respirado em Candeias.

Compartilhar