Confira programação e proposta pedagógica do evento.

Uma das instituições de ensino mais referenciadas na região metropolitana de Salvador (RMS), o Colégio Perspectiva é um dos poucos que conseguem aliar harmonicamente a tradição do ensino com qualidade e voltado à formação integral de crianças e adolescentes, com as inovações pedagógicas que facilitam o processo de aprendizagem e ensino, e melhoram a relação do corpo de alunos com a sociedade em que se inserem.

Esta semana, o Colégio estará celebrando 10 anos desde a realização de sua primeira Feira de Ciências. O evento, que pretende mobilizar alunos, professores, pais e comunidade, ocorre nas duas cidades onde o Perspectiva mantém sedes: em Candeias e Simões Filho. O tema desta edição especial é “A Ciência e a Tecnologia à Serviço da Humanidade”. Em texto enviado à redação do Bahia Notícia, o professor Joerisson Liberalino explicou um pouco da proposta e porque está causando tanta agitação e ansiedade em pais e alunos. Confira.

10 anos de Feira de Ciências do Colégio Perspectiva

A Feira de Ciências do Colégio Perspectiva há 10 anos faz parte da grade curricular  e do projeto Político Pedagógico. É o momento em que os alunos têm o incentivo de pesquisar, experimentar e fomentar seus experimentos em soluções práticas para trazer à tona métodos que favoreçam  ideias em nome de um fazer científico e didático.

Esse ano, teremos como tema ”A Ciência e a tecnologia à Serviço da humanidade”, um tema discutido entre Professores, coordenação e gestores há cinco meses e que de lá, para cá, vem sendo desenvolvido pelas vinte e quatro turmas das unidades de Candeias e de Simões Filho. Achamos  que em comemoração a esses dez anos, merecia algo a mais e resolvemos ampliar nossos horizontes e tirar esse evento grandioso das dependências do Colégio, realizando-se em ambas as unidades no Ginásio de Esporte das respectivas cidades. E em mais um ato de ousadia, em nome da educação de qualidade que o Perspectiva preza, realizaremos uma cerimônia de abertura e traremos o Robozão para abrilhantar ainda mais o evento.

Programação:

  • Será na sexta-feira dia 29/09 também no Ginásio de Esportes e com mesma programação de horário.

Intuito da Feira de Ciências

A feira de ciências está sendo preparada com o intuito de atingir certos objetivos e repensando  questões com sua real finalidade, sua relação com a identidade escolar, a verdadeira geração de conhecimento. Outra grande preocupação da gestão é sobre os trabalhos realizados, que são exercidos no sentido de construir um projeto final e científico, supervisionado de perto pelos professores padrinhos de cada turma, e não apenas só para cumprir o calendário escolar da instituição, mas sim para aliar teoria e prática na formação integral do aluno enquanto agente transformador do seu meio. Onde o educador pode propiciar a verdadeira valorização que esse evento merece. Visto que se trata de uma divulgação inteligente, as exposições que são realizadas no evento, quando consideradas interessantes pelos seus espectadores, estimulam a troca de conhecimentos e muitas vezes quando visitadas por empresários, esses utilizam as informações passadas pelos participantes adaptando-as às suas necessidades.

Incentivo e participação dos pais e comunidade

O incentivo à realização da feira de ciências deve ser sempre mantido. É necessário deixar claro para os participantes que quanto mais eles participam, mais conhecimentos e experiências irão adquirir, propiciando cada vez mais o sucesso escolar. Neste momento o papel dos pais, professores, amigos e escola é fundamental para assegurar a conscientização de seus filhos a repensarem na feira  de ciências valores enquanto futuros cidadãos, dando importância ao evento desde o início do ano letivo, visto que nesse momento é que é construída e reconstruída a proposta pedagógica da escola.

 

Compartilhar