Visita cumpre projeto pedagógico que prevê “exercício pleno da cidadania”.

Na manhã desta quinta-feira (26), alunos, professores e gestores do Colégio Perspectiva,  em Candeias, estiveram na Câmara de Vereadores do município para uma “visita cidadã”. A excursão até a Casa Legislativa cumpre parte do projeto pedagógico da instituição de ensino, que prevê “o exercício pleno da cidadania” dos alunos como um incentivo à sua formação ética e humanística. À redação do Bahia Notícia, os responsáveis pela visita contaram relataram a importância do projeto e a experiência de visita à Casa do Povo. Confira.

Visita à Câmara Municipal:

Hoje foi dia de visitar a Câmera de Vereadores de Candeias. E vê de perto como funciona. E qual o verdadeiro papel de um vereador. Cargo público que deve sim, ser fiscalizado de perto pelos cidadãos. E dentro desse pretexto alunos, professores e gestores do Colégio Perspectiva visitaram as dependências da Câmera de Vereadores de Candeias. O objetivo desse projeto é desenvolver e envolver em nossos alunos no exercício pleno da cidadania e que tem como base seu poder de transformação.

É de suma importância a nós cidadãos compreendermos a função dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no âmbito municipal para que assim compreendamos de fato o nosso sistema político. Pode-se dizer que eles são os três pilares nos quais estão apoiados toda a sociedade, pois determinam toda a dinâmica social e política do País. Com esse objetivo os alunos do fundamental I e II e ensino Médio puderam ver de perto como funciona a câmera de vereadores de Candeias e o papel dos vereadores em nosso município.

Durante toda manhã acompanhamos o desenvolvimento dos trabalhos, projetos e pauta dos vereadores. Uma visita rápida, mas muito importante do ponto de vista pedagógico. Já que o Poder Legislativo é responsável pela elaboração e aprovação das leis. Além disso, tem como dever primordial a fiscalização do orçamento público e administração do Poder Executivo.

No âmbito municipal é exercido pelos vereadores e estes devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de  vida da população, sendo mediador entre o povo e o prefeito. Faz-se necessário que os vereadores possuem vínculos estreitos com os coletivos ao qual representa para que não haja um distanciamento dos cidadãos com o poder público.

O vereador é um dos principais responsáveis a estimular o povo a participar das decisões políticas, pois é eleito para representar a vontade daqueles que o elegeram por meio do voto. E para contemplar a vontade daqueles que lhe confiaram o voto é preciso que o vereador esteja constantemente reunido com a população, pois assim absorverá várias ideias de projetos que contemplem seu eleitorado.

É de fundamental importância esta relação representante/ representado, pois ambos os lados colaborarão para o pleno exercício democrático, sendo que tal relação é necessária tanto para o cidadão compreender o funcionamento da política local quanto para o vereador exercer seu mandato com tranquilidade, já que a população acompanhou seus esforços.

E foram justamente esses nossos pontos de vista ao proporcionar essa visita a Câmera aos nossos alunos. Uma manhã muito onde eles participaram de um ambiente tão perto e ao mesmo tempo distante das suas realidades.

 

Compartilhar